Vereadores e Coordenador Geral Participaram de curso sobre Planejamento

Vereadores e Coordenador Geral Participaram de Curso sobre Planejamento   

Nos dias 15 e 16 de Outubro de 2013, Vereadores e o Coordenador Geral da Câmara de Mirante da Serra estiveram presente no curso de Planejamento do Plano Plurianual em Ouro Preto do Oeste. O Curso realizado pela Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa do Estado em parceria com a União de Câmara de Rondônia foi ministrado pelo Palestrante MAX BARBOSA, LG MAX - Consultoria & Empreendimentos  Ltda, devido a ausencia da professora especialista Sandra Maria Carvalho Barcelos. O curso que teve como intuito instruir sobre a elaboração do PPA foi proveitoso, pois os participantes puderam tirar duvidas e entender melhor do que se trata o plano e como ele pode ser alterado de maneira eficaz. A busca de capacitação para os vereadores ´´e de extrema importância uma vez que os mesmo têm de aprovar os projetos e leis municipais, portanto os cursos oferecidos são de bom grado a todos.

altaltaltalt


Matéria e Fotos: Assessoria

Última atualização (Sex, 18 de Outubro de 2013 11:55)

 

30ª Sessão Ordinária do dia 14 de Outubro de 2013

30ª Sessão Ordinária do dia 14 de Outubro de 2013


altNesta segunda feira 14 de Outubro de 2013, o Presidente do Legislativo Adineudo Andrade (PP) deu por aberto a sessão onde foi feita as leituras de conhecimento de lei, Adineudo Andrade apresentou um requerimento aos demais vereadores para que seja emprestado do DER uma Patrou no período de um (01) mês, para que seja realizado a recuperação das estradas  no perímetro rural do município de Mirante da Serra. O presidente ressaltou  também o bom dialogo entre os dois poderes executivo e legislativo.

Esteve presente a Sessão o Prefeito em exercício senhor Jandir Louzada, e os Secretários Municipal de Obras Valdecir (PRIMUS) e o Secretario de Agricultura Senhor Donizete Martinelle, o Prefeito Jandir Louzada parabenizou o presidente da câmara pela sua atuação, e  ressaltou o bom dialogo entre o executivo e legislativo, principalmente neste período de crise financeira em que o município vem passando, e que a administração vem passando por um período de redução de gastos, e só gastos de urgência que esta sendo realizados, o prefeito em exercício senhor Jandir Louzada, pediu para que cada cidadão mirantense orasse pelo município para que temos uma comunidade pacifica e abençoada, e disse que só com uma união forte  entre os poderes podem ser resolvido as dificuldades de  administrar com um recurso tão pequeno.

A convite do vereador Fabio Dias (PMDB), esteve presente na sessão o secretario Municipal de agricultura Donizete Martinelle, onde o mesmo informou da perda de arrecadação do município e que as secretaria de obra e agricultura são as mais prejudicadas por depender do orçamento do gabinete, e que vem atendendo os agricultores da mediadas possíveis .

O líder do executivo vereador Ermes Nunes (PMDB), em um rápido discurso ressaltou o valores dos idosos e que  através de emendas devera ser construído o centro de idosos em Mirante da Serra, Ermes Nunes informou ao público presente os recursos que estará  chegando para  administração através de emendas parlamentares.

Matéria: Assessoria

Fotos: Jessyka Barbosa

altaltalt

 

Sebrae estará em Mirante da Serra

alt

Última atualização (Seg, 14 de Outubro de 2013 16:16)

 

Cadastramento Ambiental Rural Finalizado.

Cadastramento Ambiental Rural Finalizado.

Pelas ultimas quatro semanas (do dia 16 de Setembro ao dia 11 de Outubro de 2013) a SEDAM junto a EMATER e a SEMAGRI realizou o Cadastramento Ambiental Rural - CAR de mais de 900 agricultores do município de Mirante da Serra. A principio a equipe trabalharia por apenas duas semanas, no entanto diante da necessidade da população a Câmara Municipal liderada pelo Presidente Adineudo de Andrade junto a Prefeitura Municipal representada pelo Prefeito em Exercício Jandir Louzada de Melo emitiram um oficio solicitando a estadia do grupo por mais duas semanas. O pedido enviado a Porto Velho foi deferido e os agricultores beneficiados pela ação conjunta dos poderes legislativo e executivo.  O CAR se trata de um registro eletrônico obrigatório que é necessário para: liberação de licenças ambientais, aquisição de empréstimos, financiamentos e qualquer regularização documental do imóvel rural. O mesmo tornou-se obrigatório para todos os imóveis rurais pela Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, que criou o CAR em âmbito nacional, e de sua regulamentação por meio do Decreto nº 7.830, de 17 de outubro de 2012.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente em matéria publicada em seu site oficial no dia 08 de Outubro de 2013, Rondônia se destacou na implantação do Cadastro Ambiental Rural. A bancada de Rondônia na Câmara dos Deputados apresentou destaques ao orçamento de 2013 no valor de R$ 23 milhões, a serem investidos na implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Estado. O ministro interino do Meio Ambiente, Francisco Gaetani disse ainda que “Rondônia é um dos Estados mais adiantados no processo de implantação do CAR, pois deflagrou esse processo assim que a nova Lei Florestal foi aprovada em maio do ano passado.” Prova dessa agilidade do Governo do Estado e do apoio da Gestão Municipal é a participação da equipe que trabalhou liderada por Valdir Nascimento (Coordenador) durante quatro semanas no município, atendendo os produtores de forma respeitosa e eficaz.

Materia: Jessyka Barbosa

Fotos: Jessyka Barbosa

altaltaltaltaltalt

Última atualização (Seg, 14 de Outubro de 2013 14:49)